quarta-feira, 11 de junho de 2008

Objectos Perfeitos # 8



Penso que ultrapassada a meia dúzia de objectos apresentados, já está claro, que os meus “Objectos Perfeitos”, são apenas pequenos objectos de uso doméstico, de carácter utilitário. Sim utilitário. Quem disse que para mim um porta velas não é tão utilitário e essencial quanto uma moka, um copo ou uma chávena?

A escolha dos objectos que tenho feito ao longo das semanas, apenas tem obedecido a um único critério. O prazer que cada um destes objectos me dá, cada vez que os uso.

E o meu objecto perfeito # 8 é a chávena de chá do serviço Bavero desenhado pelo Achile Castiglioni. A chávena de chá faz parte do table set desenhado em 1997 para a Alessi e outros objectos perfeitos tem, mas o meu objecto perfeito # 8 é a chávena de chá!!

Tenho lá em casa outras chávenas de chá, na verdade Bavero tenho apenas duas, o que me obriga constantemente a lava-las à manápula, porque sempre que quero beber um chá sentado no sofá num tête à tête, com alguém que mereça beber chá pelas minhas Bavero, elas encontram-se sempre sujas dentro da máquina de lavar e a verdade, é que já não consigo bebericar chá sentado no sofá, enquanto converso com alguém, numa outra chávena, porque só a Bavero permite agarrar no pires de certa forma, só a Bavero permite agarrar na chávena de certa forma, só a Bavero permite poisar o pires no colo de certa forma, só a Bavero permite que a chávena fique suspensa no ar, esquecida, enquanto a conversa decorre.

Para beber chá sozinho, frente ao computador, enquanto escrevo este post por exemplo, já não uso uma chávena, ou usando outra palavra, uma xícara, mas uma caneca, ou usando o termo anglo-saxónico, uma mug. Mas ora bem, a minha mug perfeita, já será assunto para um outro “objectos Perfeitos”.

Sem comentários: