Não, não vou falar de cock rings, de chaps, de cintos Gucci, de sapatos Prada ou de todas essas coisas que já estão a pensar.
O objectivo, é fazer uma lista, daqueles objectos que são simplesmente perfeitos, independentemente da sua função, de quem os criou, em que época e onde.
Depois de muito sofrer, por ter que escolher qual seria o primeiro objecto, aqui vai!
A Moka em alumínio da Bialetti, para além de ser o ícone do design italiano, é simplesmente um objecto perfeito.
Criada em 1933, com as suas formas art deco, conseguiu revolucionar para sempre a forma de preparar o café sendo ainda hoje para mim, a melhor máquina de café do mundo.
É a mais prática, a mais rápida, a mais económica, a mais democrática, a mais resistente, a mais durável e aquela em que o café fica mais preto, mais aromático e mais café.
(Flashada do moleskine digital à moka Bialetti cá de casa, no seu habitat natural)
E como se não fosse suficiente, quanto mais velha e usada estiver, melhor vai sendo o café. Atenção, nunca, mas nunca a lave, seja com que detergente for, seja por dentro ou por fora. Apenas água e pronto.
Existe em inúmeras dimensões. Para fazer apenas um café, para dois, para quatro e por aí fora.
Depois de se ter a primeira, deixam de existir manhãs de sábado perfeitas, sem o cheiro do café espalhado pela casa por uma moka de alumínio da bialetti.
5 comentários:
ainda que não ache a cafeteira da Bialetti perfeita (e considere essa referência Art Deco uma simpatia), acho-a uma grande escolha.
a Bialetti faz parte da cultura industrial italiana, e não se tem, por aqui, noção da importância deste objecto.
no entanto a marca, inicialmente ligada familiarmente aos desenvolvimentos da família Alessi, não se soube renovar. hoje não é difícil encontrar Bialettis de mau gosto, maquilhagens do modelo original, mas que não acrescentam nada. já o modelo original é mais difícil de encontrar, sem artifícios estéticos.
daí que, parabéns pela escolha.
não percebemos o porquê dessa repugnância por objectos como o cock ring. há muito a dizer sobre esse e outros objectos desse imaginário. são criações que, para além da realização material e do encontro funcional com práticas íntimas, têm uma vertente psicológica interessantíssima.
Concordo a 150% quanto à renovação da Bialetti. Os novos modelos da Moka, não só não acrescentam nada à função, como pioraram horrivelmente a forma, daí que nem os referi. A Moka a que me refiro, é a original e esse para mim continua a ser um objecto perfeito. Não é fácil encontra-la em Portugal? Sinceramente nunca procurei. Em Itália continuam aparecer ao lado das tais "filhas" ou melhor das "primas parolas em terçeiro grau" na prateleira de qualquer supermercado. Não sei se são as mais vendidas, mas é o modelo que encontro em todas as "casas de família italiana" que conheço, que têm no minímo dos minímos 3, 4 em tamanhos diferentes.Felizmente são igualmente as mais baratas, o que lhe acrscenta não só pelas razões económicas, mas arriscarei a dizer poéticas, devido à ironia da coisa, uma interesse suplementar.
Obrigado por comentares ;)
AH, não tenho qualquer repugnância por cock rings, apenas referi que não os ia invluir nesta lista de objectos ;)))
AH, não tenho qualquer repugnância por cock rings, apenas referi que não os ia invluir nesta lista de objectos ;)))
a essência sobressai naturalmente!
Enviar um comentário