quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Richard Avedon Photographs 1946-2004

Desde ontem na FORMA – Centro Internazionale di Fotografia em Milão, a exposição retrospectiva do Richard Avedon Photographs 1946-2004.

Richard Avedon (1923-2004), é um dos grandes fotógrafos do Sec XX e esta exposição que reúne mais de 200 dos seus mais memoráveis trabalhos, mostra desde as fotografias que fez em Roma e na Sicília no início da sua carreira, até aos seus últimos trabalhos, entre os quais o retrato que fez alguns meses antes da sua a morte a Björk.

A exposição ficará em Milão até 08 de Junho e seguirá depois para Paris - Galerie Nationale du Jeu de Paume, Berlin - Martin-Gropius-Bau, Amsterdam - FOAM_Fotografiemuseum e San Francisco – SFMOMA.

Esta já é a segunda grande retrospectiva de fotografia, que em menos de seis meses, foi mostrada em primeiro lugar em Milão. A enorme e fantástica retrospectiva do David La Chapelle em exposição no Palazzo Reale, foi uma das melhores exposições que vi durante o ano de 2007.

Em breve irei ver o Avedon e depois contarei como foi. Para já deixo-vos com um dos seus retratos, que para mim é um dos mais tocantes. Não é aquele da Marilyn Monroe, em que ela nos aparece com o olhar mais triste e mais belo do mundo, e que foi tirada poucos dias antes da sua morte, mas um outro igualmente tocante, o do Rudolf Nureyev em 1961.
Crédito de imagens: Reprodução/ Internet

Sem comentários: