quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Velas de Viagem

Quantas vezes quando viajamos não sentimos saudades dos cheiros da nossa casa! O cheiro das flores que colocamos nas jarras, o cheiro do detergente com que lavamos a roupa, os cheiros da nossa prateleira do duche, o cheiro inimitável da nossa casa e que mais não é que a mistura de todos os cheiros que nela habitam.

Nas últimas férias de Verão e mar, coube-me em sorte um apartamento claro e limpo com uma vista linda de mar, mas com um cheiro horrível que não chegando a ser mau cheiro não me era no entanto familiar. Era assim como se fosse um “não cheiro”. Tudo estava limpo e arrumado, havia frutas frescas numa pequena fruteira sobre a mesa, iogurtes no frigorífico, os cereais preferidos no armário, perfumes, cremes e demais essenciais de higiene pessoal na prateleira da casa de banho, roupas penduradas no armário, mas o apartamento continuava a ter um cheiro estranho, não só para mim, mas também para o meu mais que tudo, que igualmente se queixava.

Decidimos comprar velas perfumadas numa pequena loja que encontramos na cidade velha, que abafassem de uma vez por todas aquele “não cheiro”, escolhemos uma de tangerina e outra de canela e bastou acende-las para que ao fim de algum tempo, sentíssemos que o apartamento já tinha um cheiro que nos era familiar, ao ponto de sermos capazes de evocar memórias desfocadas agradáveis.

Agora que recordo tudo isto, recordo igualmente que uma vez em Milão, compramos na MUJI velas de viagem, daquelas que vêm numa lata com tampa e que são óptimas para meter numa mala de viagem. Não as compramos com a intenção de as usar enquanto vela de viagem, mas apenas pelo cheiro que nos agradou. Eu adorei até ao fim a vela de ylang ylang, o bf acho que preferia mais a de canela e mandarina. Uma gastou-se até ao fim na sala, a outra consumiu-se nos passeios entre a casa de banho e a cozinha.

Agora já sei, sempre que tiver que passar noites em hotéis estranhos e anónimos, levarei comigo uma vela de viagem capaz de despertar-me memórias olfactivas familiares. As da MUJI são de facto uma óptima opção.

Sem comentários: