quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Luxury Candles

Há qualquer coisa de mágico, pérfido, lascivo, embriagador e ao mesmo tempo apaziguador, quando acendemos uma vela que nos custou o equivalente a um bom jantar, um frasco do nosso perfume ou até um bilhete de avião numa low cost. Ficar ali a ver a vela a arder e a sentir os aromas espalharem-se pela casa e saber que o que aquela vela custou daria para comprar 1.500 parecidas no IKEA é ao mesmo tempo culpabilizante e redentor.

Para quem quiser sentir-se esquizofrenicamente culpado e redimido em simultâneo e já que estou voltado para as velas, aqui ficam algumas marcas de referência.


As velas da Diptyque, com a loja mãe na 34 Boulevard Saint Germain, lojas próprias em Londres, Bóston e São Francisco, mais distribuição por lojas multimarca em todas as cidades a que realmente interessa perder tempo em ir, são simultaneamente clássicas e modernas. O recipiente é transparente e o rótulo em art déco consegue captar o espírito do luxo francês com uma certa contemporaneidade. A oferta de aromas é bastante extensa e encontra-se dividida por cinco famílias aromáticas: herbáceas, florais, especiarias, amadeirados, frutados.
Ah a Diptyque tem ainda uma vela criada pelo Galliano.

Outra opção, assumidamente mais contemporânea e igualmente sofisticada são as velas Joe Malone. As suas velas não estão distribuídas pela clássica divisão de famílias aromáticas, mas por tipo de utilização, por exemplo “home candles”, “travel candles”, “luxury candles”. O universo do Joe Malone procura que cada cliente tenha uma nova experiência sensitiva com cada um dos seus produtos através da mistura de aromas que vão muito para além do convencional (será que pode ser fusion?). O resultado é algo, poético, simples mas luxuoso e extremamente contemporâneo. Melhor que descrever o universo do Joe Malone, penso que será senti-lo, por isso da próxima vez que for a Londres corra para uma das suas três lojas.

Igual sentido de contemporaneidade, depuração e sofisticação têm as velas Mizenir. A Colette é um dos locais onde podem ser encontradas e está tudo dito!

Para terminar e para os ultra clássicos vitorianos, que sonham com tea parties nos prados ingleses, caçadas à raposa e um cachucho horroroso com o brasão de família no dedo mindinho existem ainda as velas Miller Harris.


Falta ainda falar das maravilhosas e italianissimas Acqua di Parma, mas ficará para outra altura.

P.S. Um obrigado especial pela consultoria prestada pelo meu amigo V, muito mais especialista que eu sempre que o produto é "luxury" ;)

Sem comentários: