terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coisas Boas em Lisboa #3




Bica, café, expresso e não vou dizer cimbalino, porque a bica só é cimbalino no norte do país.

Só há dois países do mundo onde se pode tomar de forma corrente, um bom café expresso, ou seja, entrar no café da esquina mais próxima e encontrar um excelente café, Portugal e Itália.

Quer em Portugal, quer em Itália, qualquer botego com o chão pejados de papéis e balcão gorduroso, serve melhor expresso que o restaurante mais trendy Londrino. Não há hipóteses.

Não pense no entanto que tomar café em Portugal é o mesmo que em Itália e o preço sendo diferente, é no entanto o factor que menos diferença tem.
Elenquemos então as diferenças.

Sabor: Em Itália o café é mais torrefacto e amargo. Em Portugal mais suave, o que não é sinónimo de mais fraco.

Quantidade: Bom aqui começa assunto para toda uma tese de mestrado. Se em Itália pedir um café, vão-lhe servir na chávena exactamente a mesma quantidade de liquido que lhe servem em Lisboa, quando pede uma “italiana”. Se estiver em Itália e quiser a mesma quantidade de café na chávena que servem em Portugal, terá que pedir um “cafèe lungo”. Se quiser 3 gotas de café no fundo da chávena e estiver em Itália peça um ristretto. Se em Lisboa pedir um ristretto no café de esquina, onde todos os dias de manhã injecto a minha primeira dose de cafeína, não sei o que acontece, mas amanhã vou experimentar e depois conto.

2 comentários:

myotherside disse...

esta é sem dúvida a tradição portuguesa que mais gosto... ir para fora e não encntrar uma bica delta, faz-me sentir a cada minuto que não estou em casa.

Ana Encarnação disse...

Eheheheh, a minha mãe queixa-se do mesmo sempre que saímos de cá...;)

E é mesmo assim como dizes. Apesar de eu não beber café, estou fartinha de saber (por ela, claro) que em Londres o café é beyond mau!

Bom blog...******

Bjos