quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dsquared Fall Winter 2010/2011







O melhor que Dean e Dan nos têm mostrado ao longo das suas sucessivas colecções, tem sido a incrível capacidade de a partir dos elementos streetwear das várias tribos urbanas, criarem moda no seu sentido mais estrito.

Não sei se esta Milano Fashion Week Fall Winter 2010/2011 começou da melhor forma para os manos canadenses. O seu site de internet deu sinais de um muito deficiente funcionamento ao longo de toda a semana anterior ao desfile e hoje 3 dias após o mesmo, ainda não conseguiram disponibilizar o vídeo, ou qualquer outro material da colecção apresentada, ao contrário do que vinham anunciando aos seus mais de 90.000 seguidores no facebook. Ao contrário, a maior parte dos grandes nomes da indústria de moda presentes na Fashion Week de Milano, fizeram-no ou em tempo real ou logo escassas horas após a apresentação.

Talvez por pura coincidência, Dean e Dan, tal como DG, também partiram de um filme enquanto leitmotiv da colecção.

Se o filme utilizado por DG, é um filme mainstream, recentíssimo, mega produção, xaroposo e espancado pela crítica, Dean e Dan foram recuperar uma hilariante comédia musical de culto, tipo filme de terror e ficção cientifica de série B, da década de 70 e deliciosamente trashy. Ideia bem mais simpática, faça-se justiça, que a da outra dupla da moda. Mas uma coisa é uma boa ideia, outra a sua concretização.

Vamos ao desfile! Este abriu com Bill Kaulitz, vocalista dos Tokio Hotel (outra figura de culto) numa referência ao personagem principal do filme “The Rocky Horror Picture Show”, o Dr. Frank-N-Furter, que mais não é que um cientista auto-proclamado “Sweet Transvestite from Transsexual, Transylvania", que cria uma criatura tipo Frankstein (Rocky), para exclusivo uso sexual HUUUMM ;))).

No filme o Dr. Frank-N-Furter recebe no seu Castelo outras tantas personagens cliché decalcadas dos filmes de terror, para um encontro tipo congresso anual e é interrompido por um casal de pombinhos acabados de casar (ela é a Susan Sarandon muito novinha), que tiveram uma avaria no carro e não tiveram na noite de chuva, outra porta onde bater, senão à do Castelo do“Sweet Transvestite from Transsexual, Transylvania" que obviamente lhe atiça, sexulamente falando, Rocky. E o filme vai por aí e por aí, com uma banda sonora de puro Rock dos anos 70, sempre ao melhor estilo trash, brincado sem pudor com toda a história do cinema de terror, ficção científica, suspense e não me lembra mais nenhum género que seja parodiado. O filme de produção inglesa, surgiu em plenos seventies na sequência de um musical também Inglês bastante popular na cena londrina da época.

Ah o desfile! Não percebi muito bem o makeup ensanguentado. Se a ideia era uma paródia à paródia que o filme é sem preconceitos, os tiros, os murros, e outras coisas que firam, só atingiram mesmo a cara dos manequins, porque o conceito, nem com non sense e peculiar humor negro britânico foi atingido. Terrível o uso do skinny guy. Não precisamos de ter só bombas musculadas em runway, mas não creio que o cliente típico D2 se identifique minimamente com crianças imberbes que correm para a casa de banho vomitar a cada 15’. Se nas gajas isso já não se aguenta e está para lá de ultrapassado, só nos faltava agora a D2 aderir também ao clube do vómito masculino. Será que é para terem mais peças nas produções da Vogue Hommes (que tem usado e abusado dos sócios do clube do vómito no masculino).

Vamos ao mais importante: a colecção! Se no início da carreira Dean e Dan adoptaram o slogan “Born e Canada Made in Italy”, vieram agora acrescentar-lhe um “living in London” e esta colecção ilustra isto.

Para além dos já habituais jeans e que ficarão para a história da moda deste início de século, da mistura entre peças de pura alfaiataria com sportswear (onde igualmente foram pioneiros), vieram agora acrescentar a indumentária leather, directamente saída dos bares gay bondage, com toques de punk londrino anos 70-80. Só faltou aparecer David Bowie de ZigStarDust de mão data a Adam Ant em versão leather 2010.

O remix que vi em passerelle é interessante, mas em verdade pouco de novo vem acrescentar àquilo que é hoje a moda e ao muito bom que a D2 já apresentou em anteriores colecções. Se vamos para o leather com toques de sadomaso, continuo de longe a preferir o novo look leather cruzado com sportswear que Ricardo Tischi apresentou pela Givenchy o ano passado, a utilização das caveiras que Vivienne Westwood e Alexander McQueen fazem há anos e, até a utilização das tachas e pregos que Prada fez na colecção Fall winter 2009/2010 é mais interessante.

As peças oversize couraçadas introduzidas sob o tema “hóquei no gelo”, segunda influência da colecção, são fracas, simplistas e muito pouco desenvolvidas, quer quanto à forma, quer quanto ao conceito, que o tema poderia ter proporcionado.

Restou o que já conhecemos há muito e que a D2 faz muito bem: Jeans, jeans, jeans ( na média dos 400€ cada par) e a mistura de street e sportswear com excelentes peças de alfaiataria. Ah, também gostei de um par de camisas em vinil rosa. Será que o tema da próxima colecção vai ser rubber?

Não tenho grandes dúvidas que no próximo Inverno (que esteja para já bem longe e guardado) a colecção vai ser explorada até ao vómito, em todas as revistas de moda. A grande questão é: alguma coisa de novo á moda esta colecção trouxe? Não me pareceu! Que a estadia por Londres lhes traga maior inspiração e criatividade.

E para terminar e não parecer que não gostei de nada, termino acrescentando que Dean e Dan continuam excelentes na interpretação e divulgação de tendências underg(ay)round. Não tivessem as calças leather, maravilhoso híbrido de qualquer coisa entre Hóquei no Gelo+motard+leatherão Tom of Finland, preços astronomicamente rough e pornográficos, que em breve teria um par no armário cá de casa.





























































































































































Fotos via www.menstyle.it

Adenda: Link para o desfile aqui.

3 comentários:

Luis Santos disse...

António sabes que não consigo viver sem o teu blog e vou ao céu quando falas de D2, mas acho injusto que te refiras ao 'clube de vómito masculino'. Conheço mta gente que veste D2 e a maioria deles não musculados. Como já te tinha dito esta colecção está do melhor que pode haver. Estou mesmo com a espectativa de ver a atenção que ela vai receber. As stars deste desfile são mesmo os jeans (caríssimos como já disseste). Mas acima de tudo obrigado por teres postado D2. Sabes que estes posts têm muitos fregueses.

Abraço **

poor guy fashion victim disse...

Luís, quanto me refiro ao Clube do vómito, não foi com o objectivo de insultar seja quem for, mas sim chamar atenção para o facto de alguns criadores usarem em passerelle modelos extremamente novos e magros. sabemos todos os que aconteveu e aconteve com as modelos mulheres. O que a indústria faz é imoral e deveria ser proíbido, como aliás é em espanha. nos últimos anos alguns criadores e produtores de moda têm usado modelos masculinos extremamente magros, doentiamente magros e quase crianças. o que acho igulamente imoral. D2 ve-lo neste desfile com um ou dois modelos. Acho que não o deveria ter feito.

Anónimo disse...

Ah agora sim!! Quando falaste do clube do vómito pensei que estavas a falar de homens que querem ser magros porque gostam. Não relacionei com os modelos.
Olha assim claro que tb concordo. Acho que Espanha fez mt bem. Está esclarecido até porque acho ridiculo as as agencias obrigarem @s modelos a serem magrerrimos. Enfim...

Abraço*