terça-feira, 28 de abril de 2009

Der Himmel über Berlin #13



A zona mais oriental de Kreuzberg ou o Bairro Turco como também é conhecido, é perfeita quando se quer fugir das esmagadoras construções que invadiram todo Berlim.

Caso sinta a necessidade não ter dúvidas, que a avenida onde se passeia, já tinha sido planeada no Sec. XIX, vá até ao centro de Kreuzberg.

Durante todo o período de Berlim dividido, devido á proximidade do muro, no lado ocidental, ninguém lá queria viver. Como não foi das zonas mais destruídas pelos bombardeamentos (Berlim ficou destruído cerca de 70%), restaram alguns edifícios de pé, que os emigrantes, de maioria turca, ocuparam devido às rendas baratas. A seguir aos turcos chegaram os intelectuais românticos atraídos pela arquitectura do sec XIX, anarcas atraídos pelos espaços a custo quase zero e mais outra quantidade de pessoas interessantes.





Hoje Kreuzberg tem prédios esquálidos baratos, lado a lado com luxuosos edifícios românticos recuperados por Youpies, e novas galerias de arte, mas continua a ser a zona de Berlim, onde se podem encontrar os melhores restaurantes, tibetanos e nepaleses.

Quando encontrar quarteirões totalmente construídos em tijolo à vista, à maneira inglesa, não deixe de entrar nos pátios interiores e sentir-se numa outra cidade.



Sem comentários: