terça-feira, 10 de março de 2009

Role playing

Para além de celebridades o Steven Klein fotografa muito bem rapazes seminus em quartos de hotel. As poses são sempre deliciosa e comprometidamente dúbias e a envolvência de luxo decadente, sublinha ainda mais o carácter transgressor das suas imagens.

De vez em quando junta aos rapazes a Madonna, sobretudo quando esta passa pelo Rio de Janeiro e a coisa é bombástica. Mas as fotos desta série já todos devem ter visto, pelo menos uma centena de vezes, ou pelo menos as fotos em que Jesus aparece.





Mesmo em versão mais light, a campanha masculina para a Dolce & Gabbana, continua a piscar o olho à sexualidade enquanto jogo de poder.









Desta fez Steven Klein dá um toque à Fellini (E La Nave Va) mostrando-nos que é tudo ficção, fotografando a câmara a fotografar (filmar?) os modelos. Como se houvesse dúvidas, aí está: é tudo role playing, não vá dar-se o caso de virem outra vez barafustar, que as imagens incitam à violência doméstica, como aconteceu na campanha de 2007, com revistas a recusarem a publicação e outdoors a serem retirados da via pública.

Klein já tem com a Dolce & Gabbana um longo historial de colaboração, que não se tem esgotado nas campanhas sazonais aos trapitos. Ainda se lembram da série La Dolce Vita, com o próprio Domenico e o próprio Stefano? Não confundir com o filme, igualmente do Fellini.

1 comentário:

Zunkruft disse...

Gosto muito, sim senhor. Este senhor costuma piscar o olho a abordagens interessantes, mesmo que de forma mais subtil.
A Mandonna faz finalmente uma sessão fotográfica de jeito - as últimas foram algo óbvias e pobrezinhas.