terça-feira, 17 de março de 2009

Diesel Spring Summer 2009 – Advertisement Campaign

Enigmáticas, surreais e por aí fora têm sido adjectivos atribuídos às imagens da nova campanha da Diesel, com fotos de John Scarisbrick e direcção artística de Wilber Das.

Ao contrário da maior parte das pessoas não acho as belíssimas imagens do John Scarisbrick nem surreais, nem enigmáticas, parecendo-me algumas delas até bastante explícitas.

Por exemplo, nesta foto, a leitura mais directa que consigo fazer, sendo que qualquer leitura, seja ela do que for, implica sempre muito de subjectivo, o que vejo é o Jon Kortajarena totalmente vestido sentado num sofá. Aos seus pés vejo um homem careca, aparentemente mais velho que o Jon. O homem careca parece tocar com a cara e a boca nos pés calçados do Jon.



Leitura totalmente subjectiva e perversa:

- A interacção entre os Jon Kortajarena e o outro gajo é de carácter sexual.

- O Jon está a ter um prazer do caraças em ter um homem muito mais velho que ele e feio a lamber-lhe os sneakers.

- A proximidade dos dois a um cadáver (o resto o corpo pertencente aos pezinhos que se vislumbram por baixo da mesa) dá à cena sugestões de necrofilia. Ou então foi um terceiro que colapsou com g.


Vamos a outra imagem.



Bom, nesta imagem vejo em primeiro plano um gajo frente a uma gaja. Ao lado deles uma banheira com alguém lá dentro. No chão há aquilo que perecem ser manchas de um líquido qualquer. Ao fundo estão dois gajos frente a frente.

Leitura totalmente subjectiva e perversa:

- Dentro da banheira está uma pessoa que espera que lhe urinem em cima.

- O gajo e a gaja em primeiro plano estão a engatar-se um ao outro. Serem vistos pelas outras pessoas que se encontram no espaço aumenta-lhes a excitação.

- Os dois gajos lá ao fundo estão a engatar-se e são simultaneamente voyeurs e exibicionistas. O facto de imaginarem que o gajo lá da frente é hetero, ainda lhes dá mais tusa.

- As manchas no chão não são de água mas de urina.

- A foto do lado esquerdo é de um peixe que se fartou de barbatenear fora de água

Sem comentários: