terça-feira, 31 de março de 2009

Os 100 anos de Fred Perry



Se fosse vivo o fundador da Fred Perry, Frederick John Perry, faria no próximo dia 18 de Maio100 anos.

_ Já um século? Serão os clientes Fred Perry quase tão velhos quanto o seu criador?

_ Claro que não! Como sabemos a maior parte dos gay a partir dos 35, tem durante uma década 36 anos, a década seguinte 40 e o resto das suas vidas 50 e, a prova disto, é que a marca de eleição de um certo tipo de gay, está aí para as curvas e ano atrás de ano, não tem deixado de nos surpreender com peças básicas, que ostentando o ADN Fred Perry até à mínima costura, são assinadas por nomes incontornáveis da moda.

_Quer então dizer que o tal de Frederick John Perry, foi o primeiro gay a usar um pólo Fred Perry?

_ Não nada disto, pelo que se sabe Frederick John Perry não era gay apesar de ter vencido três vezes Wimbledon e a Davis Cup, o que aproveitou para criar uma linha de roupa desportiva associada ao ténis.

_ Então porque é que os pólos Fred Perry são ainda hoje um dress code para muitos gay? É pelo facto de estarem ligados ao ténis e o ténis ser o tema central da colecção Dsquared para esta estação?

_ Mais uma vez não. A marca começou a ser usada nos anos 70 na cena londrina por skinheads, que não tinham a ideologia racista e homófoba que têm hoje, e por gays que escolhiam a cor das famosas riscas do colarinho e das mangas, de acordo com o código de cor associado às suas preferências sexuais. Não está a perceber? Nunca ouviu falar em amarelo = pissing, vermelho = fist e por aí fora? Ai não? Então vá ao google, mas fique descansado que hoje se entrar num bar leather com um pólo preto e riscas vermelhas, provavelmente já não passará nenhuma mensagem em código, ou então, quem sabe...

_ Bom, vamos ao que interessa, os trapos!

O primeiro Follow Through da Fref Perry no mundo da moda, coube a Rei Kawakubo da Comme des Garçons que já aqui referi, mas no centenário de aniversário, convidou Raf Simons e Peter Jensen para o Grand Slam.

Raf Simons deixou-se influenciar pela estética punk, cruzou-a com influências africanas e concretizou-as em roupa desportiva. Ora veja:



















Peter Jensen criou três Harrington Jacket em preto, vermelho e french navy, que já são um dos novos básicos da Fred Perry.








Para além destas novas criações, o modelo pólo Fred Perry dos anos 60 continua terrivelmente irresistível, saiba então que o modelo mais semelhante ao dos anos 60, é o “The Original”, é Made in England, é ligeiramente mais slim que os outros, a zona dos botões e das casas é talhada em separado do resto da peça, é dupla e reforçada e, é esta última característica que mais encanto tem nos pólos Fred Perry.



Para terminar, a Fred Perry tem vendas on-line e as fotos foram conseguidas via www.fredperry.com

1 comentário:

jc disse...

belíssimo post. parabéns!