quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Básicos


Há peças que são simultaneamente moda e simultaneamente intemporais. Moda porque são usadas quase em exclusivo por determinados grupos de pessoas e que as usam como um código de identificação e pertença a esse grupo. Intemporais, porque resistem a todas as colecções, e ainda conseguem ser fonte de inspiração para outros designers, continuando no entanto a ter para sempre o estatuto de “o original”.

Os pólos Fred Perry são uma destas peças. Desde já há alguns anos, que vemos pólos nitidamente estilo pólo Fred Perry, nas colecções Dolce & Gabbana, D&G, Dsquared e por aí fora, mas o original que já tem décadas, continua a ser muito mais bonito que qualquer criação nele inspirado.

A Fred Perry tem desde há algum tempo, vindo a convidar diferentes designers, quer para o desenho de novas peças, quer para restylings dos pólos.

Entre todos, apenas acho que quem o conseguiu fazer minimamente foi a Rei kawakubo, da Comme des Garçons. A sua colecção Primavera Verão 2008 para a Fred Perry é já a oitava.
Rei kawakubo, tem resistido a não redesenhar o pólo ao contrário de muitos dos outros designers, retirando-lhe a identidade. Nas primeiras colecções, apenas introduziu cores, que nunca tinham até então sido usadas nas clássicas riscas. Na última colecção, para além deste princípio introduziu estampagens.

Os pólos Fred Perry são fáceis de encontrar em quase em todo o lado, a dificuldade está no entanto em encontrar um XS, ou um S. Se o pólo assentar no corpo como um saco, o tal código de identificação a ele associado, simplesmente não funciona. Até mesmo no shop on-line da marca, o XS não é um número que se encontre.

Os locais onde podem ser encontrados com facilidade tamanhos pequenos, são as lojas direccionadas a uma clientela gay. Entre os D&G, os Jean Paul Gaultier, os Dsquared, os Armani e por aí fora, lá se encontram sempre uns pólos Fred Perry no tamanho adequado. O Marais em Paris está pechado deste tipo de lojas, tal como a Chueca em Madrid e a zona mais gay do Eixample em Barcelona.

Para comprar os Fred Perry Comme de Garçons, apenas conheço a DAAD Dantone em Milão, ou a Dover Street Market em Londres, que também tem vendas on-line (não sei se para Portugal). Penso que com toda a certeza, os encontrarão em qualquer cidade que tenha uma loja multimarcas que venda a linha Comme des Garçons Shirt.

Mas como hoje estou muito bonzinho, vou partilhar convosco um site, o Zine Fashion Store, em que encontrarão uma oferta muito simpática de cores e a preços verdadeiramente fantásticos, não Fredy Perry CDG, mas apenas o modelo vintage (os mais bonitos) e com quase todos os modelos disponíveis em XS, S e M. Para quem como eu, adora comprar na net, peças que já conheço do direito e do avesso, este site é quase o paraíso.




Crédito de imagens: Reprodução/ Internet

Sem comentários: