segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Mariage Frères



Uma ida a uma loja Mariage Frères é uma experiência única e mágica.

Actualmente, a marca responsável pelo conceito de “chá francês”, para além dos mais de 1000 revendedores espalhados pelo mundo, já tem quatro lojas em Paris, mas a minha preferida continua a ser a do nº 30 da Rue du Bourg-Tibourg em pleno Marais.

Assim que entramos na loja, deparamos com as prateleiras em que se alinham algumas centenas de latas pretas e depois, começa a aventura.



Podemos começar por pedir ao empregado que nos atender, um chá verde suave com bergamota. O empregado dirigir-se á estante e trará com ele duas ou três latas, que abrirá uma a uma e nos dará a cheirar, como se de um ritual se tratasse. Se algum dos cheiros nos agradar especialmente e corresponder àquilo que tínhamos em mente, dizemos qual a quantidade que pretendemos, para que meticulosamente as gramas que queremos levar para casa, sejam retiradas da lata e colocadas num saco preto com uma etiqueta em branco, na qual posteriormente será manuscrito, o nome do chá e a data de compra.

Caso queiramos levar para casa um chá preto baunilhado, provavelmente imediatamente o empregado nos apresentará a lata doBourbon, mas se quisermos um earl grey e bergamota, talvez entre as várias latas que ele nos vai trazer a cheirar, apareça o Impressionistes. Se pedirmos um chá verde frutado com especiarias uma grande escolha será o Thé Sur le Nil, mas se quisermos um Darjeeling verde e de folhas inteiras, com toda a certeza vai sugerir-nos um dos melhores Darjeeling que a nível mundial foi produzido na última colheita.


(foto via http://mfreres.com/ )

O conceito de chá francês é este mesmo, um chá perfumado, em que a mistura foi orquestrada, tendo em conta o perfume, o sabor e as cores das várias outras plantas e flores que ao chá são misturadas.

Para além da alta qualidade da matéria-prima que é o chá, sempre proveniente dos melhores produtores mundiais, da deliciosa mistura de aromas e sabores, outra característica igualmente deliciosa dos chás Mariage Frères é o nome atribuído a cada um deles, dos quais talvez o Marco Polo seja o mais famoso.

O primeiro Marco Pólo criado pela Mariage Frères foi um chá preto frutado levemente aromatizado com especiarias. O Cafe Beaubourg, começou a inclui-lo na lista e o sucesso foi tal, que para além do Marco Pólo passar a ser o chá mais famoso de Paris, a Mariage Frères, foi adoptada pelos parisienses como la Maison de Thé à Paris. Actualmente há Marco Pólo verde e Marco Pólo de diferentes origens geográficas, de acordo com o local do mundo onde se encontra a plantação de chá.

Explorado o conceito do chá perfumado e os diferentes tipos de chá (preto, verde, branco, vermelho), a Mariage Frères, tem vindo acertadamente apostar na diversificação baseada na origem do produto. A origem geográfica do produto, característica que tradicionalmente apenas servia para diferenciar alimentos como o vinho ou o queijo, gradualmente entrou no mundo dos cafés e é actualmente uma tendência fortemente diferenciadora de produtos como o chá e o chocolate.

Bom para finalizar este post, falta referir que os Lisboetas algumas vezes na vida até têm uma sorte do caraças, é que na Charcutaria Moy, ali no Rua D. Pedro V, 111 (ao Principe Real) é possível comprar alguns chás da Mariage Frères a granel. Pois é, mesmo não tendo nem pouco mais ou menos a quantidade de latas da Mariage Frères do nº 30 da Rue du Bourg-Tibourg, ao ponto de nos proporcionar o ritual que descrevi no início do post, se for um amante dos chás perfumados da Mariage Frères, talvez lá consiga encontrar um dos seus chás preferidos. O que com toda a certeza acontecerá, é que o preço ao kg, será mais barato que o preço praticado pela Mariage Frères na Mariage Frères.

Para mim é perfeito, como na Charcutaria Moy há há venda a peso dos meus dois chás preferidos da Mariage Frères, não preciso de comprar latas atrás de latas, pelas quais teria que pagar um preço mais elevado, isto já para não falar do facto, de nem para comprar Mariage Frères, já ser necessário uma ida ao wedding cake que é Paris, bastando passar ali pelo Principe Real.

A Charcutaria Moy, fica no 111 da Rua D. Pedro V em Lisboa e até abre aos domingos e tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

E a moção do Sócrates mais o casamento gay? e os desfiles de Milão que já começaram? Estamos à espera!!!!!!

poor guy fashion victim disse...

Estou com os olhos centrados em Washington DC. Literalmente, é mesmo Washington DC e não o livro do genial Gore Vidal com o mesmo título. Essencial aliás para ficarmos emocionados e de olhos em Washington DC.

Quanto ao Sócrates!!! Lol, desta fez apeteceu-lhe fazer uma citação do Zapatero. Claro traduzida para tuguês, e depois vamos mesmo a ver, sai assim amputadinha e cortada ao meio que para tuga ver. Se é que me faço entender e nada mais comento. Neste caso previsões só no fim do jogo e até lá rédia curta!

Quando os desfiles de MILANO, estou a seguir com atenção, embora a polémica que o senhor Armani levantou acusando as divorciadas de lhe copiarem as calças (devem ser as de pijama da colecção do próximo verão) me fez rebolar tanto a rir que até perdi me distrai da coisa.

Mas não se preocupe, vistas todas as colecções, as melhores escolherei e delas aqui falarei.

Zunkruft disse...

...E cheiram tão beeeem!