quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

HOPE(mos)

Faço uma leitura rápida da blogayesfera em tuguês, é verdade que foi assim feita como que na diagonal, e tirando poucas e honrosas excepções, nada encontro acerca da tomada de posse de ontem do Obama.

Será que eu sou a única bixa que ficou à beira das lágrimas?

Digam que ele não deveria ter jurado com a mão em cima da bíblia! Digam que a cerimonia foi religiosa demais! Digam que a Michele estava mal vestida! Sei sei lá, digam alguma coisa! mas este silêncio ensurdecedor?

Eu, um republicano LAICO e repito, LAICO, amei o discurso que achei genial e até tenho que compreender que o Obama, que é religioso assumido, tenha tido toda a legitimidade em incluir simbolicamente rituais de carácter religioso na tomada de posse.

Se comecei por ficar tocado, quando no discurso logo após a vitória Obama agradeceu aos gay, se fiquei emocionado pelo simbolismo do percurso de comboio entre Filadélfia a Washington, idêntico ao que Abraham Lincoln, o Presidente dos EUA que aboliu a escravatura efectuou, se fiquei emocionado com o discurso de tomada de posse, que acho muito bom, porque razão haveria de discordar com o simbolismo da tomada de posse?

É que do discurso, também fez parte isto:

For we know that our patchwork heritage is a strength, not a weakness. We are a nation of Christians and Muslims, Jews and Hindus — and nonbelievers

E isto:

This is the meaning of our liberty and our creed — why men and women and children of every race and every faith can join in celebration across this magnificent mall, and why a man whose father less than sixty years ago might not have been served at a local restaurant can now stand before you to take a most sacred oath

Ontem, depois de ter ouvido o discurso inteiro fiquei de tal forma electrizado, que até acendi lá em casa todos os KIVI, para que Obama tenha uma boa governação e seja um óptimo presidente, não sei a que deus, porque sou dos nonbelievers e não me venham dizer que o simbolismo é exclusivo dos crentes, que não vos atiro com um Kivi em cima que nem isso merecem, nem sequer com um sapato, porque são Prada, mas de certeza que vos atiro com a primeira merda que me aparecer à frente e que não tenha para mim, um milímetro de significado simbólico que seja.

Que haja HOPE



E ainda, para os que não gostaram da tomada de posse, seja lá porque razões tenha sido, mas também para os que ficaram à beira das lágrimas, como eu, do 8 Femmes do Ozon e pela voz da Firmine Richard dedico, esta Pour ne Pas Vivre Seul:

6 comentários:

Luis Royal disse...

caro pgfv,
não fique desiludido.
apenas por falta de tempo não mencionámos o assunto.
foi uma beleza e comovente! (enquanto tínhamos uma reunião de trabalho espreitávamos pelo canto do olho o trajecto da casa branca para o capitólio, com todos os milhares de pessoas na rua; só isso já era suficiente e, mesmo que ache isso bullshit, é fé!)
aina não conseguimos ver na íntegra, mas no fim de semana não nos escapa.
obrigado e estamos consigo neste optimismo!

Anónimo disse...

Que você é uma grande "bixa" (sic) já o sabíamos.....

poor guy fashion victim disse...

Caro anónimo:

Bixa, ou bicha,como queira, e com muito orgulho.

Não percebe porquê? acredito que seja difícil, para quem ter o acto corajoso de deixar comentários anónimos.

Fique bem

Anónimo disse...

Obrigado por me recordar este fantástico filme do Ozon e esta letra maravilhosa ;))

Sou anónimo mas não spi como a criatura ali de cima, só não tenho nenhum blog e só sou leitor do dos outros.

Fernando

Fabiano (LicoSp) disse...

Não digo que fiquei a beira de lagrimas, mas acompanhei boa parte da posse, até onde a internet permitiu.

Tenho esperanças nele, mas tenho medo que as forças ocultas sejam maiores que as boas intenções.

Vamos torcer, mas antes de tudo temos de lembrar que só depende de nós. Enquanto o povo for desunido e só pensar em seu próprio bem será dificil conquistar alguma coisa.

Aequillibrium disse...

não deu pra ver em directo


mas gostei do que vi nos resumos