quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Fall 2008 - Tendências

Se está com vontade de começar a comprar peças de roupa para a nova estação, e não sabe muito bem por onde começar, porque está um pouco confuso com as tendências, talvez este post não o vá ajudar em nada.

Aqui no PGFV, acredito muito pouco em tendências. Para mim, muito mais importante que identificar as cores forte da estação, o volume das calças e dos casacos ou o formato dos sapatos, que variam enormemente, é perceber o universo de inspiração dos criadores das colecções que mais gostei. O resto surge naturalmente de acordo com as necessidades e o orçamento.

Então a única coisa que o posso aconselhar antes de comprar seja o que for, é:

(Re)veja Blowup (1966) de Michelangelo Antonioni




Após Blowup dê um salto de quase 20 anos e (re)veja My Beautiful Laundrette (1985) do Stephen Frears.





Do primeiro retire a forma das calças, os sapatos, e sobretudo as silhuetas. Do segundo a forma como se misturam as peças e tudo o mais o que o filme lhe evocar acerca das tribos urbanas londrinas de meados da década de 80.

Como já percebeu, Londres e as suas tribos urbanas que surgiram a partir dos Beattles e de todos os outros movimentos musicais, foram fontes de inspiração, para grande parte dos criadores, com rockabillies incluídos.

Neste momento deve estar a pensar que para ficar um poço de fashion no Outono Inverno de 2008, basta ir recuperar peças de época e misturar estas com o seu guarda-roupa. Errado, nada disto, se nos anos 80 e até ao final dos 90, se podiam usar peças vintage sem restrição (quando mais ar de casaco do avô tivesse melhor), agora se o fizer, talvez possa parecer um pouco deslocado no tempo. Estamos a falar de inspirações, não de replicações. Replicações apenas são válidas as do Martin Margiela. O Margiela tem em colecção permanente, geniais replicações de peças de época absolutamente intemporais, e estas sim pode usar e abusar.

Bom, para terminar, corra para a Fnac mais próxima e compre o CD dos Red Light Company . Se não amar este disco, de certeza que não vai captar o espírito da estação que se avizinha.





Fotos via: www.imdb.com , www.amazon.co.uk

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro a música meccano dos red, é linda e eles têm tudo para serem aquela banda de culto. De facto você está sempre em cima. OTIMO