domingo, 24 de fevereiro de 2008

João Sousa

O João é o maior fotógrafo português de nus masculinos e não tenho pejo nenhum em dize-lo.

Neste cantinho arrumado ao lado da Europa, onde parece não existir qualquer cultura gay, começaram aparecer uma série de fotógrafos, a fotografar sem vergonha, o nu masculino. Alguns deles com bastante bons resultados e, o João é um deles.

Não comecem já aos gritos a dizer que a fotografia artística de nu masculino, nada tem a ver com uma certa cultura gay, pois eu digo e repito que a fotografia de nus masculinos, tudo tem a ver com toda uma cultura gay.

É verdade que muito recentemente, devido às modificações das representações sociais da masculinidade, e ao facto das mulheres terem conquistado o direito à erotização do seu olhar, o nu masculino comercializou-se para além das comunidades gay, mas o que é facto, é que desde o início do século XX, até á bomba Maplethorpe, a quase total maioria dos trabalhos à volta do nu masculino, tiveram quase como alvo único um destinatário, os gay, ou antes deste conceito existir socialmente, homens que gostavam ou admiravam fisicamente outros homens.

Claro que hoje já nada disto é totalmente assim e já deste há muito tempo, que a publicidade enquanto cultura de massas, se apropriou do corpo de homem, enquanto objecto de desejo, tal como tinha feito muitas décadas antes ao corpo da mulher. Podemos dizer que se hoje, o corpo do homem foi erotizado, essa erotização começou nas culturas gay.

Bom mas não é este o tema do post e prometo, que um dia, farei um apanhado histórico, da nudez masculina na moda. O que queria dizer no início do post, é que num país onde não existe lá grande cultura gay, é mais difícil surgirem fotógrafos que se dediquem quase em exclusivo ao nu masculino, quer porque não há muitos “consumidores gay” dessas fotografias, quer porque os consumidores sexualmente straight, ainda não estão suficientemente gay aculturados. Que reacções provocariam algumas das campanhas da Dolce & Gabbana, se na TV pública Portuguesa, aparecessem anúncios a relógios à hora do jantar, com imagens de homens a beijar homens na boca e mulheres a beijar mulheres?

Voltando ao João, o maior fotógrafo de nus masculino em Portugal, para além da selecção de fotos que ele fez e que eu mostro aqui, podem ver uma parte do seu trabalho no www.olhares.com onde desde há mais de 3 anos, tem vindo a publicar os seus trabalhos. Podem ver as suas galerias aqui.

Recentemente o João, foi um dos 100 fotógrafos escolhido pelo olhares para publicar em livro uma das suas fotos, numa edição comemorativa dos cinco anos de existência do site olhares, feita em parceria com Centro Português de Fotografia.

O João e sobretudo a sua fotografia ter sido uma das 100 escolhidas, é a prova que para além da qualidade do seu imenso trabalho, o nu masculino já começa a ter algum espaço em Portugal.

Mas para além do livro do olhares e do centro Português de Fotografia, o David Leddick, seleccionou três fotos do João, para incluir no seu próximo livro de nus masculinos, por fotógrafos de todo o mundo. Sim isso mesmo o David Leddick e se não se impressionarem com o nome David Leddick, façam o favor de fazer uma pesquisa na Amazon!!!

Portanto preparem-se! Ainda vão ouvir falar muito do João.






















2 comentários:

Anónimo disse...

UF!!! Que modelos!!! por onde andam que não vejo por Lisboa nada assim

Anónimo disse...

Lindos. Acho que Lusboa tanbém tem. Aliàs Portugal tem homens bonitos em todo o kado.