terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vol d’oiseau, muito suave, sobre a lixeira nacional


(Acerca da foto: pormenor de Untitled (1997)_Maurizio Cattelan_Fondazione Prada - Ca'Corner Della Regina_produção aqui da tasca)

A cada dia que passa mais estupefacto me sinto com o silêncio ensurdecedor que se abateu sobre o país.

Os Indignados israelitas saem à rua, levam à demissão um ministro, mas por cá, não, não se passa nada. Em Tel Aviv não houve nenhum atentado bombista num autocarro nem morreram pessoas, logo, nada mais é notícia.

Sabemos que após muitas trabalhadas, para não dizer outras coisas, o Estado, ou seja os cidadãos, vão perder com o chorudo negócio (para quem?) do BPN. Mas não, não se passa nada. Um mal necessário, que os cidadãos pagaram e continuarão a pagar, a bem da solidez da banca tuga e, de quem foi recompensado.

Em Espanha os indignados já são cortejados (e dizem: “não, porque esta democracia já não é uma democracia”) pelo poder político. Os "não, não nos representam" crescem, multiplicam-se e rumam a Bruxelas, mas não, por aqui não se passa nada. Madrid é muito longe, ainda nem é ligada a Lisboa por TGV e o dia do orgullo gay já passou.

Na Grécia, … Grécia, o que é isso? O país onde os cidadãos são todos ladrões? Para além do mais Mikonos até é bem giro e funciona bem. Quando ao resto, não se passa nada, tudo confabulações de um grupo de agitadores estrangeiros.

A RTP afinal não é privatizada. Há outras empresas públicas mais lucrativas e apetecíveis, e afinal, o dono da concorrência até já veio a público e para meio entendedor… Além do mais, dá sempre jeito ter um canal para ir fazendo propaganda, isto para não falar nas castas que por lá medram e onde não interessa nada mexer. Temos MCS suaves e o nosso Presidente lá deve saber do que fala.

As nomeações na CGD? As nomeações para o staff dos ministérios? Os espantosos lucros da banca e dos tugas mais ricos em tempos de crise? A grelha salarial da Fundação Cidade de Guimarães e outras tantas do género? A eminência do processo dos submarinos ser arquivado? Tudo faits divers, lançados por invejosos e arrivistas pois claro! E já agora não patriotas, que um bom tuga, suave, está a trabalhar arduamente, e em silêncio, para ajudar o país a sair da crise. Em que regimes é que é useira esta exortação?

Ah, mas uma coisa tem mexido com os tugas, não venham cá dizer-nos que somos lixo. Nã nã nã, nada disso, o povo é sereno e está em estado de coma irreversível, mas perante a catalogação de lixo, “alto lá!”, o povo tuga por mais suave que seja, ressuscita, nem que seja para fazer vídeos idiotas, idiotas e do mais bacoco nacionalismo.

Há alguém que nos recicle? De preferência como lixo indiferenciado e se tal não for possível, que desligue a máquina.

Sem comentários: