terça-feira, 13 de julho de 2010

Mictórios de Museu – Museu Nacional Del Prado


Museu Nacional Del Prado, Julho 2010


Turner y los Maestros

Teria sido mais interessante que os mestres fossem os que a Turner se seguiram e não os do próprio Turner. Muitos dos quadros aborreceram-me até à medula e, nem o “ Navio Negreiro”, como síntese perfeita da história da arte até ao Sec. XIX e premonição de toda a que haveria depois de vir lá estava para me servir de consolo.

Valeu pela parte final, em que três ou quarto liquefacções perfeitas de luz, não só honram Turner enquanto precursor do impressionismo, mas também lhe fazem justiça enquanto grande pioneiro do abstraccionismo.

E saltada 95% da exposição, pude dedicar-me em paz e êxtase a três ou quatro telas, sem ter que roubar muito tempo aos 39Cº que faziam lá fora e à companhia das centenas de gajos bonzudos seminus que infestavam Madrid.

4 comentários:

Bruno disse...

Turner é de facto um mestre à que reconhece-lo. Ja visitei o Tate Britan em Londres onde está a maioria dos seus quadros e não aguentei mais de 15 min. Os quadros dele na minha opinião são aborrecidos.

Penso que onde o Romantismo deu cartas foi na Arquitectura.

Vale a pena visitar o Prado e as exposições que habitualmente têm qualidade mas, escolher entre o Prado e os gajos bonzoes semi-nus... Nem tinha que pensar duas vezes, afinal o Prado não vai a lado nenhum.

poor guy fashion victim disse...

Também em pintura há românticos muito interessantes, embora não seja o periódo em que eu consiga encontrar o maior número de artistas. Em relação à arquitectura, talvez discordemos, porque tirando a arquitectura doméstica (não a decoração) ainda é a única coisa que acho graça. Eu sou um modernista furioso ;)

Quanto a Turner, se grande parte da sua obra é virtuosa mas uma seca, os seus últimos quadros, sobretudo a partir do Navio Negreiro são qualquer coisa de sublime. Com os gajos bons é o mesmo, há virtuosos que são uma seca, há virtuosos que são sublimes e há sublimes que nem sabemos porque é que o são ;)

Abraço ;)

Bruno disse...

Concordo quando diz que o romantismo na pintura não foi fertil em numero de grandes mestres. As obras que mais gosto de Turner são as finais porque pouco têm do Romantismo, para mim já são pre-impressionistas.
Na pintura o meu periodo favorito é o impressionismo, simplesmente adoro.

Quando falo do romantismo na arquitectura, falo somente dos edificios e da arquitectura paisagistica (Castelo de Neuschwanstein e o Palacio da Pena).

Ainda bem que encontrei alguem que acha os quadros do Turner uma seca. Com a minha "sogra" não posso sequer apontar um defeito aos quadros do senhor.

Em relação à decoração o meu periodo favorito é Arte-Deco. Adoro pela importancia que foi dada aos objectos domesticos.
Mas isto é tudo muito bonito em Museus... para casa tem que ser tambem opto por estilos mais modernos. Sem rococós...

Em relação aos gajos bons penso que deves ter razão. Mas a minha amostra é muito pequena para uma conclusão destas.

Peço desculpa pelo tamanho do texto mas quando se fala em Historia da Arte e em Gajos, eu perco-me!

Abraço

poor guy fashion victim disse...

ora aí está uma combinação fantástica, História da Arte e Gajos, eu acrescentaria bonzudos e tesudos ao "Gajos"