quarta-feira, 17 de março de 2010

Os gajos têm colhões, as gajas coração



Sem qualquer rigor cronológico ou pretensão, acho que posso dizer que algumas das grandes machadadas na ideia cartesiana do Homem enquanto ser estritamente racional, foram dadas por António Damásio com o livro Erro de Descartes (1994) em que é colocando em evidência o papel das emoções no pensamento e, por Daniel Goleman com a sua Inteligência Emocional (1996, que varreu na altura os States e por contaminação todo o resto do mundo.

Alguns anos mais tarde e já no Sec. XXI, até a gang de Estocolmo se juntou à decapitação do Homem Racional, com a atribuição do Nobel da Economia, não a um economista, mas horror dos horrores, a um psicólogo, Daniel Kahneman, pelos seus trabalhos relativos ao papel da intuição na tomada de decisão em situação de incerteza quanto ao calculo da probabilidade de ganhos e perdas. E pronto, foi o início do fim do Homem estritamente Economicus.

Ah, outro post com verborreia sincrética, prontes prontes, vou tentar mudar o tom da coisa!

A ideia de que um homem género masculino e sexo masculino, é um ser mais centrado no racional, na lógica e na dedução, por comparação a uma mulher género feminino e sexo masculino, enquanto ser mais centrado nas emoções, no afecto, na intuição, é uma das maiores falácias que ainda hoje muito boa gente cai. E claro decorrente desta falácia igualmente decorre outra grande falácia, em que as bixas são pintadas como criaturas mais sensíveis, mais dedicadas às artes, mais emotivas por comparação a maxos (machos) hetero. Maxos hetero com pila pois claro, ou não vivêssemos nós numa sociedade falocêntrica.

Duvidam? Ora vejam as imagens lá em cima da campanha da Diesel, sintam e depois pensem.

Porque carga de água é que uma T. Shirt de gaja pode aludir à falácia da dualidade entre racional e emotivo nos termos em que me referi lá em cima em palavreado sincrético e a T. shirt de gajo apenas pode aludir à dualidade entre miolos e tomates? Por tomates refiro-me a colhões, que não gosto cá desta mariquice de eufemísticamente chamar bolas aos colhões.

Prontes mudei de ideia,já não gosto tanto assim da campanha!

2 comentários:

Patrícia Pascoal disse...

Nunca tive dúvidas: se os homens têm toamtes as mulhegres têm ovários....

poor guy fashion victim disse...

achas que as bolas da T. Shirt podem ser as mamocas?