terça-feira, 16 de março de 2010

Adam Kimmel - SS10 Campaign



As colecções do muito Nova Iorquino Adam Kimmel, tantas vezes redutoramente apelidado do novo Margiela, ainda não me conseguiram convencer a 100%.

Se conceptualmente o trabalho de Adam Kimmel é à prova de bala: conceito das colecções; desfiles/apresentações e campanhas, as peças de roupa na sua crueza quando retiradas do seu habitat criativo, têm ficado sempre aquém daquilo que acho que poderiam ser. Mas como os alicerces são sólidos, acredito que Kimmel poderá vir a ser o novo designer da moda americana, que é uma coisa que praticamente não tem existido desde os tempos áureos de Calvin Klein, já que Marc Jacobs para além de não se dedicar em exclusivo ao universo masculino, deixa, e muito bem, contaminar as suas raízes americanas pelo sistema de moda europeu e Tom Ford tem enveredado mais pelo caminho da alfaiataria de Savile Row.

A linguagem de Adam Kimmel tem zeitgeist suficiente e os seus desfiles apresentações, têm sido verdadeiros bálsamos intelectuais, para quem necessita de atribuir à roupa significado que vai além do significante.

Mas já chega de verborreias sincréticas e vamos ao que interessa.

Entre as campanhas geniais para este verão, não poderia deixar de incluir os homens Marlboro de Adam Kimmel que pegou nuns poucos de amigos pessoais ligados à cena artística Nova-Iorquina ( Adam Kimmel é arquitecto de formação) que aceitaram fazer de modelos, mais Jim Krantz, fotógrafo das campanhas da Marlboro, responsáveis também em grande parte pelo mito do cow-boy americano e meteu-se a caminho de Utah onde ainda teve tempo para fazer casting a verdadeiros cow-boys. Resultado final: fotos dos amigos nova-iorquinos misturados com real men (os tais cow-boys locais que recrutou) que já não sabemos bem se são tal e qual os anúncios dos anos 80 da Marlboro ou se pelo contrário são novas apropriações de Richard Prince. Mas parece que não, são mesmo só fotos de Jim Krantz.

Quando a mim, melhor ainda que as fotos, é o filme que Adam Kimmel usou para cereja no cimo da campanha, “The Cowboy in the Continental Suit” realizado por Meredith Danluck (também artista) onde Rocky McDonald se aguenta em cima do touro como real man que é.

As fotos da campanha e o filme “The Cowboy in the Continental Suit”, tudo no site Adam Kimmel, mas caso não queira lá ir, aqui está o vídeo à distância de apenas um clique que Kimmel não é parvo nenhum e disponibiliza a font do mesmo para divulgação livre.

Também, depois destas fotos de Jim Krantz que parecem as fotos de Richard Prince às fotos de Jim Krantz! Private jock, não liguem.

The Cowboy in the Continental Suit from adam kimmel on Vimeo.



E antes que me perguntem onde se pode comprar em Portugal Adam Kimmel, vou já informando que ainda não vi nada dele na Fashion Clinic. O único local mais perto onde apalpei os ditos trapos, foi para não variar o número 10 do Corso Como em Milano. E também não conheço nenhum outlet online. Desculpem! Aproveitem o filme e as fotos que são infinitamente mais interessantes que a roupa e assim como assim sempre aliviam o cartão de crédito.

Sem comentários: