domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que vai acontecer à casa Alexander McQueen?



Depois de ter investido vários milhõs de euros é de todo legitimo que o grupo Gucci queira nomear um novo director artístico para substituir McQueen, mas será que é a mesma coisa? Não estamos a falar de casas históricas como a Dior ou a YSL, estamos a falar de substituir o fundador da McQueen que era antes de mais um artista que sabia imprimir uma visão e um cunho forte e pessoal a todas as colecções e apresentações. Cada desfile do Alexander McQueen era um statement, não uma simples apresentação de colecção.

O Sartorliast já comparou a situação à da casa Moschino, que nunca conseguiu recuperar-se e reinventar-se a partir da morte do seu criador. Eu acho que a comparação será melhor ainda, se for feita a Helmut Lang, quando Helmut Lang foi convidado abandonar a casa. Mas se o homem Helmut Lang está vivo de boa saúde e a gozar a sua vida, a casa Helmut Lang é só uma caricatura mal feita do que era a Helmut lang do senhor Lang.

O trabalho de McQueen era de tal forma pessoal, que é impossível a marca continuar para além dele. Podem reinventa-la, podem até torna-la a caricatura daquilo que foi, mas nunca mais será o que foi.

A herança, McQueen deixou-a à moda e a todos os que amam a moda como uma expressão de arte.

1 comentário:

Luis Santos disse...

"Cada desfile do Steve McQueen" uma correcção, não??

Abraço**