sábado, 16 de janeiro de 2010

Santa Maria Annunciata in Chiesa Rossa




Santa Maria Annunciata in Chiesa Rossa, não fica numa das áreas mais conhecidas de Milano e na Via Nera, onde fica localizada, é muito mais fácil encontrar fourrures de coelho que de vison. Igualmente não é fácil encontrar gajos bonzudos fashion e até os cafés, restaurantes, mercearias, talhos e todo o restante comércio de rua, fazem-nos lembrar mais Lisboa que Milano.

A Igreja projectada por Giovanni Muzio (1893-1982) nos anos 30 e finalizada na década de 60, até pode ser considerada um dos expoentes máximos da arquitectura milanesa do 900, mas o que a tornou internacionalmente famosa, foi o facto de por encomenda da especial da Fundação Prada, vir a albergar a última obra de Dan Flavin (1993 – 1996), a única que o artista projectou para uma igreja e a última da sua vida.

Dan Flavin já não viu a sua última obra completa, que só ficou pronta um ano após a sua morte, mas nós podemos continuar a envolver o olhar na luz azul, rosa e amarela.

Se lá for num dia cinzento, chuvoso e gélido milanês, a pureza da luz dos néones é ainda mais pura, mais irónica, mais divertida e mais poética.




























Santa Maria Annunciata in Chiesa Rossa
Via Neera 24. Milano

2 comentários:

Luis Santos disse...

Absolutamente fantástico

:x

Zunkruft disse...

Soberbo, é o único adjectivo que tenho.