terça-feira, 2 de junho de 2009

Leituras para até ao final da semana

Ainda hoje só é terça-feira, mas já há leituras imperdíveis para fazer até ao final de semana. Esta das leituras recomendadas até faz lembrar “As Escolhas de Marcelo” (um livro atirado para cima da mesa por cada segundo) que curiosamente no passado Domingo evitou o tema MPI.

A alocução que Isabel Moreira fez no São Jorge no passado Domingo, intitulada “De uma vez por todas dizer nós” é assombrosamente lúcida e humanista.

" ... A sociedade prefere pensar que os homossexuais podem existir desde que não chateiem, desde que não apareçam nessa condição, desde que se disfarcem. Ignoram o sofrimento dessa condição de invisibilidade e não fazem o exercício sobre si próprios. Experimentem. Gostava de propor o exercício a um homem ou a uma mulher heterossexual casados. Experimentem imaginar o momento em que se apaixonaram. Não poderem expressar publicamente o vosso afecto. Eventualmente a vossa família não vos aceitar. Condicionarem cada gesto de expressão de um sentimento. Num momento de crise viverem a mesma apenas com quem compreenda que o amor que sentem não é aceite por parte da sociedade. Quererem casar, exteriorizar a vossa relação perante terceiros, aceder a esse bem jurídico e social e esbarrarem com uma lei que vos diz que vocês são anormais para o efeito. Experimentem o exercício. ..."


O editorial de hoje do do I “Não, não se pode esconde-los no armário” é o sinal de que a questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo, é já hoje uma questão cidadania.

1 comentário:

Zunkruft disse...

Só vem a confirmar que sou fã desta senhora!