quarta-feira, 22 de abril de 2009

Isto Diz-lhe Respeito?



Pois é, já todos devem ter ouvido falar que uma tal de Prejean, Miss Califórnia, e que era a favorita no concurso Miss América, ficou em segundo lugar, porque um dos jurados Perez Hilton, ao invés de lhe perguntar, o que é que ela achava da guerra, resolveu perguntar-lhe o que é que ela achava do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A Miss Califórnia, respondeu que o casamento era entre um homem e uma mulher e por causa desta resposta perdeu o concurso.

O Júri não gostou da resposta e até o vice-presidente da organização do concurso Miss América, emitiu um comunicado repudiando as palavras da Miss Califórnia, que considerou ofensivas para muitos americanos.

A Miss Califórnia vem agora queixar-se de discriminação e que só perdeu por não concordar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Leram bem, ela queixa-se de discriminação.

O que é que ela queria?

Um concurso de beleza é isso mesmo, um concurso de beleza, e o que é belo é o que é bonito, e o que é bonito é o que é bom, fisicamente e no carácter. Nunca uma Miss América (ou em outro país decente qualquer), poderia não ter um carácter bom (belo). Mesmo para quem não segue estas coisas das misses, facilmente percebe, que para além das mamocas, da carinha laroca, uma miss também tem que abrir a boca, nem que seja para dizer uma série de lugares comuns. Só que o que o que Prejean disse, não foram lugares comuns, e as suas palavras tiveram o mesmo carácter e pressuposto, caso Prejean tivesse dito, que neste mundo os brancos deveriam ter mais direitos que os negros, que os Judeus tinham merecido o holocausto, que os homens deveriam ter mais direitos que as mulheres. Pois é bebé, como diz um amigo meu.

Os homofóbicos querem ser homofóbicos e depois não querem assumir a responsabilidade da sua posição atentatória dos direitos humanos.

Perez Hilton tem continuado a desancar na Miss Califórnia e até conseguiu para além de outras individualidades que Britney Spears, manifestasse via twitter o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Já agora, você aí que me está a ler, é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo?

Acha que a discriminação das pessoas na família, nas escolas, no trabalho, na rua contras as pessoas que só querem amar outra pessoa do seu sexo, é um atentado aos direitos humanos, tal como foi o anti-semitismo, o racismo e todas as outras formas de discriminação?

Acha que a Britney Spears e todas as outras figuras públicas que já afirmaram publicamente, e deram a cara, pelo direito à igualdade, são corajosas e decentes?

Pois então também tem uma forma de ser decente, seja gay, hetero, bi, ou não souber, e de fazer os outros saber, que é uma pessoa decente. Não é famoso, mas não faz mal, muitas pessoas famosas e não famosas, vão gostar de saber que você é uma pessoa decente, que apoia causas decentes.

O que é que tem que fazer?

Não, não é twittar com a Britney Spears, mas apenas fazer-se fotografar com um papel a dizer “Isto diz-me respeito”, pode ser outra frase qualquer, desde que dentro da ideia, e enviar com o seu nome, para http://istodizmerespeito.blogspot.com e, não tenha medo de dizer que é contra a discriminação das pessoas que amam pessoas do mesmo sexo.



E já agora passe a palavra, por mail, por Twitter, por sms, ou como bem lhe aprouver.

2 comentários:

A.M.B disse...

Isto diz-me respeito!
abraço

Jotta disse...

Também me diz respeito. Adiro, desde já, ao «passa-a-palavra».
Abraço