quinta-feira, 2 de abril de 2009

E foi a vez da Suécia



O Parlamento sueco aprovou uma lei em que o género é neutro em termos de casamento, o que quer dizer que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Foram 261 votos a favor, 22 contra e 16 abstenções.

A lei tem efeitos a partir de 1 de Maio.

Síntese dos países onde é permitido o casamento civil entre duas pessoas do mesmo sexo:

Suécia (2009)
Noruega (2009)
África do sul (2006)
Espanha (2005)
Canadá (2005)
Bélgica (2004)
Holanda (2001)

EUA
Estado do Connecticut (2008)
Estado da Califórnia (2008) Suspenso depois da Proposition 8
Estado do Massachusetts (2004)


Na Wikipedia o mapa da Europa já está actualizado;)

3 comentários:

Zunkruft disse...

Mais impressionante do que a Suécia se ter juntado ao grupo de países que respeita esta alínea dos direitos humanos, é a percentagem do número de votos a favor comparativamente ao número de votos conta e de abstenções - numa palavra: esmagador. É um mero sinal da forma de estar num país como a Suécia.

Se não houver retrocessos graves, não há de faltar muito para que esse dia cá chegue também. Se assim for, mais cedo ou mais tarde isto terá que mudar, nem que seja por pressão e obrigatoriedade por parte do TC.

Jotta disse...

Já agora, acrescente-se também o Estado de Iowa (EUA): a Suprema Corte de Iowa emitiu uma decisão no passado dia 3 de Abril através da qual permite a união legal entre pessoas do mesmo sexo. Vem assim defender uma determinação de 2007, segundo a qual a permissão de casamento apenas entre um homem e uma mulher é uma violação à legislação estadual. "A corte reafirmou que um estatuto inconsistente com a Constituição de Iowa deve ser declarado sem valor, mesmo que possa receber o apoio de fortes crenças tradicionais e da opinião popular", consta num resumo dessa decisão.

Jotta disse...

Carissímo, não há nada porque agradecer já que considero isso como uma 'obrigação' de um leitor assíduo. Yeap?
;)