segunda-feira, 20 de abril de 2009

Der Himmel über Berlin #5

Milan Kundera, explicou-nos como o ser pode ser insustentavelmente leve, Mies van der Rohe mostra-nos com o edifício da Neue Nationalgalerie, como o peso da matéria pode ser insustentavelmente leve.







O único edifício construído por Mies na Alemanha depois da guerra, foi uma encomenda que Berlim ocidental fez ao mestre quando este já tinha 75 anos, uma vez que Galeria Nacional de Berlim na ilha dos museus - Alte Nationalgalerie, tinha ficado do outro lado do muro.

O edifício é um enorme pavilhão quadrado de vidro, aço e ar, com uma cobertura maciça, constituída por caixas de aço que foram soltadas umas às outras antes de serem erguidas.





Apenas oito finas colunas nas extremidades sustêm a cobertura, que foi erguida do solo num único dia, com ajuda de oito macacos hidráulicos. Um anjo contou-me, que Mies estava sentado num Mercedes branco estacionado em baixo.

O piso pelo qual o visitante tem acesso ao museu, é o imenso espaço de luz, sem uma única parede interior. No andar inferior o espaço museológico propriamente dito, recebe apenas luz natural da parede de vidro rasgada para o jardim das esculturas.



No momento a colecção exposta está um pouco espoliada. Após a abertura do Hamburger Bahnhof, muitas das obras passaram para lá, mas os Munch serão uma surpresa.

Se passar por lá entre as 04:00 AM e as 07:00AM, talvez consiga ver através das cortinas de vidro, os anjos agarrados ao tecto. Como os morcegos!




1 comentário:

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns, por esta visita guiada a Berlim. Já não passo sem vir aqui todos os dias, ver qual é próxima maravilha, ou como diria, qual é a próxima "estação de serviço dos anjos" que tem para nos mostrar.