quinta-feira, 5 de março de 2009

Qual dom?

Uma organização, que se chama Instituto da Democracia Portuguesa, enviou-me sem que eu o tivesse solicitado, uma comunicação da qual transcrevo o enquadramento:

“ Abaixo divulgamos a mensagem de D. Duarte de Bragança, chefe da Casa Real Portuguesa e presidente de honra do Instituto da Democracia Portuguesa, proferida hoje, por ocasião do encerramento do I Congresso Marquês Sá da Bandeira em Lisboa”

A dita mensagem tem o título de “perguntas à Democracia Portuguesa” e coloca uma série de questões, que não me apetece minimamente transcrever aqui (eu bocejei imensas vezes e presumo que tal não se deve á falta de hábitos de leitura gritantes, atendendo a que li todos os tomos do “ À la recherche du temp perdu”.

Entre as inúmeras questões constava esta que não resisto a transcrever:

“… Temos de perguntar até onde as polémicas fracturantes que só interessam a uma ínfima minoria política, não ofendem a imensa maioria das famílias, preocupadas com a estabilidade pessoal e económica….”

Pelo facto da mensagem ter vindo parar assim sem mais nem menos à minha caixa de correio, enviei esta resposta ao tal de Instituto da Democracia Portuguesa.

________________________________
from poor guy
to Instituto da Democracia Portuguesa

Exmos. Senhores,

Após ter recebido a vossa mensagem, sem que a tivesse solicitado, muito gostaria que reencaminhassem, esta minha comunicação ao autor, Duarte de Bragança:

Após ter tido conhecimento da mensagem que proferiu no encerramento do I
Congresso Marquês Sá da Bandeira em Lisboa, penso que organizado pelo Instituto da Democracia Portuguesa, muito gostaria que respondesse objectivamente às seguintes questões:

A) O que entende por "ofensa"?

B) O que entende por “temas fracturantes”?

C) O que entende por valores democráticos?

D) Explique, como se eu tivesse cinco anos, se em seu entender, numa democracia, casais e famílias homossexuais tiverem direitos iguais a casais e famílias heterossexuais, entre os quais o casamento e a adopção, isto é ou não é, uma ofensa à imensa maioria das famílias, preocupadas com a estabilidade pessoal e económica…

E) Pode por último referir-me estudos científicos publicados em revistas de referência para a comunidade científica (de categoria A), que operacionalizem as variáveis "ofensa", "temas fracturantes", "estabilidade pessoal" e em que medida estas variáveis têm influência na “economia” (outra variável a operacionalizar) e "valores democráticos" (penso que estes já se encontrarão sobejamente operacionalizados) de uma população alvo, seja ela qual for?

Agradeço que de acordo com a Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, o Instituto da Democracia Portuguesa, retire o meu contacto da sua lista de distribuição e para a qual nada fiz para nela constar.

Solicito ainda não voltar a receber qualquer outra comunicação da vossa parte, sem que a mesma tenha por mim sido solicitada.

Por último, informo, que este meu e-mail será publicado no blog, do qual presumo que tenham retirado o meu endereço de correio electrónico.

Obrigado.

3 comentários:

jc disse...

a contar comigo e com o an7onio do cálssio, já somos três que declaramos ter sido maçados por esses senhores..

Anónimo disse...

Só podia vir de um blogue de paneleiros ... enfim :) Doi o cuzinho é ?

poor guy fashion victim disse...

Ao anonimo: publicado propositadamente o seu elevado comentario, para que mesmo sendo anonimo se possa deduzir a a pessoa que detras dele esta.