domingo, 28 de setembro de 2008
Peter Zumthor na ExperimentaDesign
“ … Relativamente a este tema da luz do dia e da luz artificial, tenho de admitir que a luz do dia, a luz sobre as coisas às vezes me toca de uma forma quase espiritual. De manhã, quando o sol renasce – o que não deixo de admirar, é mesmo fantástico, volta todas asa manhãs – e ilumina as coisas, surge então esta luz que não parece vir deste mundo! Não percebo esta luz. Tenho a sensação que existe algo maior, que eu não percebo. Estou muito contente, estou imensamente grato que isto exista. E o facto de o arquitecto poder dispor destra luz é mil vezes melhor que a luz artificial. … “
Peter Zumthor in Zumthor, Peter (2006).Atmosferas. Editorial Gustavo Gili, SL. Barcelona.
Nunca estive em nenhum edifício projectado do Peter Zumthor, nem tão pouco conhecia a sua obra, a exposição no espaço LX Factory, integrada na Warm-up da Experimentadesign Lisboa 2009, foi uma excelente descoberta.
A exposição, que é de todo imperdível, está dividida por três núcleos/espaços.
No primeiro espaço, 5 maquetas de grandes dimensões, de 5 obras do arquitecto.
Topografia do Terror
Exposição Internacional e Centro Documental 1993 - 2004
Projecto destinado a ocupar o espaço deixado pela sede da Gestapo em Berlin, e ainda não finalizado por razões técnicas e financeiras.
Swiss Sound Box / 2000
Pavilhão Suíço, Expo 2000 Hanover
Edifício construído sem o recurso a cola, pregos ou parafusos e totalmente em troncos de madeira, o que permitiu que no final da exposição, toda a madeira tivesse sido reaproveitável.
Kunsthaus Bregenz / 1997
Corte construtivo
Projecto construído ao longo do lago Konstance numa pequena cidade alpina da Áustria, vencedor do prémio Mies Van der Rohe.
Kolumbia, Museu de arte da Arquidiocese de Colónia /2007
Paisagem Poética, Bad Salzuflen, Alemanha
O segundo espaço é ocupado por uma instalação de vídeo de Nicole Six e Paul Petritsch.
Os dois artistas filmaram com uma câmara fixa várias obras do arquitecto. As imagens são projectadas em tempo real nesta excelente instalação, transportando-nos para os ambientes, ambiências e vivências dos edifícios de Zumthor.
Para ficar muito tempo em observação e contemplação, deixando correr o tempo e perder o olhar nos diferentes ecrãs de projecção, mergulhados na imensa sala escura da Lx Factory.
O meu moleskine digital, não me permitiu recolher imagens capazes. Por isto, só à mesmo como ir lá.
O último espaço é dedicado a uma retrospectiva da obra de Zumthor e apesar de ser uma exposição de arquitectura, no seu sentido mais tradicional, não deixa de ser igualmente maravilhosa.
Para perder igualmente muito tempo, entre muitos e fantásticos projectos.
Descobrir a maravilhosa capela Bruder_Klaus e as fantásticas termas Vals e planear visitas a curto prazo, para ver e sentir em real alguns destes edifícios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Sim, provavelmente por isso e
Enviar um comentário