quarta-feira, 23 de julho de 2008
Spring 2009 Men’s Calvin Klein
Desde 2004, altura em que assinou a primeira colecção masculina da Calvin Klein, até a esta Spring 2009, Italo Zucchelli, pouco mais conseguiu que apresentar cruzamentos aborrecidos, entre o minimalismo racionalista herdado do senhor klein e o design italiano. Antes de ter assumido o cargo de Director Criativo da Calvin Klein Man, Zucchelli colaborou em seis colecções masculinas com o senhor Calvin Klein, e fez a sua formação enquanto designer na Jil Sander e na Romeo Gigli.
As vendas e as fusões pelas quais a Calvin Klein passou, os disparates do Bush, e a moda americana a sair de moda, não devem ter sido propriamente os factores mais inspiradores para Zucchelli.
Paradoxalmente os novos designers americanos imigrados na Europa, ao conciliarem a sua cultura pragmática americana de design com a cultura europeia, conseguiram fazer sair do marasmo algumas das velhas casas, que antes deles, pouco mais já eram que velhas senhoras empoeiradas que já nem um lifting conseguiria tornar apresentáveis. Falo de Tom Ford na Gucci e de Marc Jacobs na LV.
Com a colecção Spring 2009, parece que qualquer coisa começou a mudar na CK e Italo Zucchelli conseguiu criar uma colecção futurista e minimalista, à velha maneira Calvin Klein.
Os materiais de desporto e fabrico de alta tecnologia, a vaga alusão a equipamentos de esgrima e baseball, o branco total e o preto total, quebrados por fluorescentes, o cruzamento cirúrgico entre o sportswear americano e a alfaiataria minimalista e purista do senhor Klein trabalhada à italiana, fizeram com que Zucchelli criasse uma das melhores colecções para o próxima verão.
As T. Shirts brancas vestidas sob casaco de alfaiate, quinta-essência CK, o calçado desportivo conjugado com fato, o ar clean dos modelos, protótipo do bom rapaz americano, quase que nos fazem acreditar que o senhor Calvin Klein regressou na sua melhor forma.
E, foram todos estes elementos do paradigma Calvin Klein, que Zucchelli conseguiu abordar com humor e muita inteligência, criando uma colecção em contra corrente, totalmente voltada para o futuro.
Para terminar, outro mérito teve esta colecção, as medidas dos modelos são grandes, ou seja, os rapazes são musculados, têm os ombros largos, têm costas largas e em V, pernas musculadas, cultura de gym, e apesar de meninos, têm ar de homem. Mais um aspecto de diferenciação positiva, relativamente aos modelos sócios do clube do vómito que a maior parte dos outros criadores utilizou.
O Humor e a forma divertida com que Zucchelli, brincou com o cabelo grisalho dos meninos e o ar muito bem comportadinho à american boy, sublinhados pela música de Chet Baker, foram a blueberry no cimo do muffin (integral e 100% fat free).
Fotos de Márcio Madeira e Don Ashby via Man Style.
Desfile na página oficila da Calvin Klein aqui.
Vídeo do Youtube
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
De facto é uma colecção com peças muito bonitas e tal como disse totalmente en contra corrente ao resto do que se vê.
Parabéns pelo blog
Enviar um comentário