sexta-feira, 20 de junho de 2008
Objectos Perfeitos # 9
Desenhado em 1993 por Stefano Giovannoni para a Alessi, o Merdolino é a piaçaba perfeita.
Pois é, há objectos fáceis e objectos incómodos e uma piaçaba talvez seja dos mais incómodos.
Quantos designers conhecem que se dedicaram com afinco e talento, a desenhar uma piaçaba, que para além de cumprir muito bem a sua função (remover a merda que fica agarrada à sanita depois de nela cagarmos), se preocupasse ainda com o aspecto estético da coisa, ao ponto induzir estados de espírito positivos nos utilizadores?
A maior parte das proposta na matéria, apostam na neutralidade, ou seja, reduzir ao mínimo a peça, tornando-a o mais asséptica e invisível possível, pensando que desta forma, é menos penoso para o utilizador nela pegar e raspar aquele bocadinho de cocó.
Stefano Giovannoni pensou exactamente ao contrário, criou uma peça marcante, colorida, deu-lhe toneladas de humor e surpresa e tornou-a uma peça marcante. Em vez de a anular porque incomoda, tornou-a garrida, irreferente e como se não bastasse, deu-lhe o melhor nome que poderia dar: MERDOLINO.
O Piaçaba parece um vaso de uma planta, um cacto e até a escova, em vez de preta é colorida parecendo, um bolbo ou igualmente uma parte do cacto, capaz de nos espantar num primeiro momento e fazer rir logo de seguida. Quem já usou o Merdolino sabe bem ao que me refiro.
O que é certo, é que o acto de raspar os restos da merda que deixamos agarrados à sanita, com o Merdolino, passou a ter surpresa e humor.
Depois do Merdolino outras propostas já pareceram com o mesmo conceito, mas nenhuma como ele.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
A arte está mesmo nessa capacidade de evidenciar criativamente o o mal necessário.
Enviar um comentário