terça-feira, 25 de março de 2008

Richard Avedon em Milão



A retrospectiva de Avedon em exposição na FORMA – Centro Internazionale di Fotografia em Milão, reúne mais de 200 obras do fotógrafo, que abrangem todo o seu período de trabalho desde 1946 até 2004 ano da sua morte.

Agrupadas por núcleos, a belíssima instalação da amostra, joga com a diversidade dos formatos das fotografias em exposição, colocando lado a lado, pequenos formados e grandes formatos. Direi mesmo, muito pequenos formatos e enormes formatos.

Lindíssimo o núcleo das suas fotos de moda iniciais, entre as quais as famosas produções para a Dior feitas no Cirque d'Hiver em Paris, em que as ampliações apresentadas são provas vintage, com anotações relativas ao tamanho e outra informação necessária á impressão na revista.

Avedon, que provocou toda uma revolução na fotografia de moda, ao colocar os seus modelos a rir, a sorrir com posturas “reais”, inserindo-os quer em ambientes quotidianos ou imprevisíveis, corporalizou igualmente, como nenhum outro fotógrafo, a crença de alguns “povos primitivos, para quem uma fotografia, é sempre um roubo da alma.

Os retratos de Avedon, mais que imagens de uma cara, uns olhos, uma boca, um nariz um corpo, são bocados da “alma” que habita esse corpo. E, são assim todos os seus retratos, quer os das figuras públicas internacionais, quer os que fez, ao longo de toda a sua vida ao Homem mais anónimo. Talvez por isso, o núcleo dedicado ao trabalho In the American West. 1979-1984, seja um dos mais tocantes.

In the American West, Avedon não fez um trabalho antropológico do povo americano, mas mais uma vez, fotografou pessoas, a alma das pessoas, exactamente da mesma forma, como fotografou a classe politica Americana, a Marilyn Monroe, Samuel Beckett, Rudolf Nureyev, ou outra qualquer figura pública internacional.

Espantosas são as fotos formato gigante de algumas das Warhol Superstars da Factory, apresentadas como se de um mural se tratasse, em torno do qual se organizam espacialmente os vários núcleos.

A exposição ficará em Milão até 08 de Junho e seguirá depois para Paris - Galerie Nationale du Jeu de Paume (Julho), Berlin - Martin-Gropius-Bau, Amsterdam - FOAM_Fotografiemuseum e San Francisco – SFMOMA. Claro que imprensa francófona tem apresentado a exposição com grandes parangonas para o Jeu de Paume, ignorando em completo a estreia Europeia Milanesa. Sempre deliciosos e risíveis … estes tiques dos franceses.

Totalmente a não perder.









2 comentários:

Anónimo disse...

não conhecia estas fotos do Avedon, nem sabia que as tinha feito

Anónimo disse...

Vi a exposição em Milão e adorei. É de facto espantosa e escolheste muito bem a s fotos para a ilustrar.

Quem tiver vontade de ver a maior parte das fotos que lá estão, dê uma vista de olhos no link da fundação Avedon que referes no post, mas que acho que deverias dar maior realce, porque colocas o link mas não fazes quaqluer menção a isso.