quinta-feira, 17 de janeiro de 2008







Perante o coro de protestos que se levantou, acerca do que escrevi relativamente à colecção de Homem para o Inverno 2009 da Dolce & Gabbana, bem como do vídeo promocional da nova colecção de underwear, tenho que referir publicamente, que não tenho nada contra o Domenico nem contra o Stefano e que lá por casa, há bastantes extractos de cartões de crédito a prova-lo.

Não retiro no entanto uma palavra ao que escrevi acerca da colecção Dolce & Gabbana Men’s Winter 2009. A D&G ainda não vi o vídeo, apenas o runway, mas pelo que vi, pareceu-me bastante mais interessante.

Como compensação, aqui fica a justíssima menção ao excelente vídeo comercial (Jóias Homem), que passou na TV Italiana e que levantou uma onda de protestos nas alas mais conservadoras e que claro, só serviram para que quem já gostava do spot ficasse a gostar ainda mais e aumentasse as vendas, que era o seu objectivo.

Para quem não conhece o spot, aqui fica a sinopse:

A acção inicia-se com a imagem de um medonho engarrafamento de carros, no qual sobressaem yellow cabs, levando-nos a pensar que seja Nova Iorque.

Algures, penso que na zona da Broadway, vemos uma rapariga que corre, como se alguém a esperasse, e ela já estivesse atrasada. Na cena seguinte é um rapaz que vemos correr no meio da cidade, igualmente apressado, igualmente desejoso de chegar junto de alguém que o espera, junto de alguém, de quem ele deseja ardentemente estar.

Enquanto o rapaz e a rapariga vão correndo pela cidade, ora numa estação de metro, ora numa rua em hora de ponta e sempre em planos vertiginosos, vamos vendo em segundo plano outro casais, estes sim já juntos, bem agarradinhos e aos beijinhos na boca um do outro.

O primeiro casal que se vê aos beijinhos são duas meninas, o segundo são dois meninos.

Já perto do fim e em cima do que parece ser um palco, vemos a menina que corria chegar junto de quem a espera e que é uma outra menina, e vemos o menino chegar junto de quem o espera e que é outro menino.

Do plano dos dois casais abraçados, compostos por menina com menina e menino com menino, salta-se para um apoteótico plano final do casal masculino, a abraçar-se e a beijar-se.

O spot realizado por Hype Williams, pode ser visto algures por aqui.

A alusão às diferentes orientações sexuais, não é estranha ao universo da D&G. Ainda o ano passado, a campanha de Verão exposta no átrio principal da Estação Central de Milão, mostrava meninos agarrados a meninos, meninas agarradas a meninas e meninos agarrados a meninas.

Muitos dirão que tudo se insere numa estratégia de marketing. Sem dúvida que sim, mas o que é certo certinho, é que estas imagens, entram muito mais sub-repticiamente e com um carga altamente positiva na mente de quem as vê, que a maior parte dos discursos (legítimos, necessários e fundamentais) da maior parte dos activistas da luta contra a homofobia.

Sem comentários: